NFe Youtube - Coopercitrus Mapa do Site

Notícias

Agropecuária cresceu menos em 2014, aponta pesquisa

Agropecuária | Publicada em 24/03/2015

O PIB do Agronegócio, a soma de todas as riquezas geradas pela agropecuária brasileira, cresceu 1,59% em 2014. O levantamento é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Um ritmo bem menor que o de 2013, quando a alta superou os 5%.

“As expectativas de maior crescimento foram frustradas pela sucessão de resultados negativos no ramo formado pelas cadeias produtivas baseadas na agricultura ao longo do segundo semestre. O único segmento deste setor que acumulou modesto crescimento, de 0,15%, foi o primário”, informa o comunicado do Cepea. De um modo geral, o PIB só da agricultura caiu 0,75% no ano passado. Quedas nos preços de soja, milho, trigo, algodão e cana-de-açúcar influenciaram o resultado.

Na pecuária, houve crescimento em todos os elos da cadeia, de acordo com o levantamento. O movimento foi registrado, principalmente na fazenda, em função do aumento dos preços. A exceção foi a avicultura, mas a baixa nas cotações foi compensada pela maior produção. No total, o segmento de pecuária cresceu 6,9% no ano passado em relação a 2013.

Ainda de acordo com a pesquisa, a agroindústria acumulou baixa de 0,32% em 2014. “O resultado refletiu o desempenho das atividades de processamento vegetal (-0,96%), já que, para a indústria da pecuária, o cenário foi bastante favorável (+3,88%)”, informa a nota.

“O contexto macroeconômico de 2014 foi marcado por inflação em alta e baixo crescimento econômico. As expectativas de movimentação monetária em relação à Copa do Mundo não se confirmaram e, no segundo semestre, as incertezas se acentuaram, requerendo constantes revisões para baixo das expectativas de crescimento do PIB. A perda de confiança foi marcante em todos os setores”, resumem os pesquisadores.

Nesta sexta-feira (27/3), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga os dados oficiais do Produto Interno Bruto de 2014.

Fonte: Globo Rural

Voltar

Institucional

Lojas de Conveniência

Postos de Combustíveis

Shopping Rural

Insumos/grãos

Máquinas Agrícolas

Tecnologia Agrícola

Revista Agropecuária

Trabalhe Conosco

Códigos e Estatuto

Filiais

Feiras

FEACOOP

Agrishow

Balcão do Agronegócio

Classificados

Usados

Imóveis

A Venda

Em Licitação

Revista

Notícias

Sustentabilidade

Ação Social Cooperada

Campo Limpo

Central de Embalagens Vazias de Agrotóxico

Certificação de Café e o 4 C

Natal da solidariedade

TrendIT's Desenvolvimento de Websites
Coopercitrus Cooperativa de Produtores Rurais - Telefone: (17) 3344-3000
Praça Barão do Rio Branco, nº 9, Centro - CEP: 14.700-129- Bebedouro, SP

Coopercitrus 2020 - Todos os direitos reservados